4/19/2009

QUEM É O PROF.HERRERO? (2)


PARA CONTACTAR COM PROF.HERRERO- PARA ESPECTÁCULOS, CONFERÊNCIAS, LIVROS PUBLICADOS OU A PUBLICAR (10), JANTARES DE SEXTA-FEIRA 13, HIPNOTISMO, PARAPSICOLOGIA E O QUE SE DENOMINA DE OCULTISMO, REGRESSÕES HIPNÓTICAS, CURSO COMPLETO DE HIPNOTISMO /4 VOLUNES/ CRÓNICAS NO "JORNAL BARLAVENTO", ETC UTILIZE O CONTACTO DE E-MAIL: prof.herrero@hotmail.com
faculta-se o nº de tlm a quem o solicitar!

EGOISMO

EGOISMO

O egoísmo não deve ser confundido com auto-estima ou amor-próprio, por ser aquilo que pode ser uma paixão incontrolada sobre o próprio indivíduo.
Alfred Adler diz que, todo aquele que não se interessa pelos seus semelhantes é quem tem maiores dificuldades na vida e causa as maiores feridas aos outros. Desses indivíduos nascem todos os fracassos humanos.

Cada vez mais, o mundo em que vivemos é habitado por um maior número de egoístas, que mais não fazem do que sugar o “sangue” das suas vítimas, quais vampiros à solta, sempre prontos a atacar. Estão em toda a parte e, pior do que os desejos vampíricos, que surgem na calada da noite, os egoístas atacam em qualquer situação, mesmo em condições diurnas. Em vez de afectos criam interesses e nem sequer permitem que os outros falem deles mesmos, porque são eles, depois eles e, a seguir continuam a ser eles. Chamfort diz que o egoísta é capaz de dar fogo à casa do vizinho, só para fritar dois ovos e, Thomas Fuller, diz que quem se ama a si mesmo, ama uma pessoa má.

Embora possa haver várias formas para explicar o egoísmo, todas convergem num ponto só. As pessoas agem sempre em função dos seus próprios interesses. Apesar de culpabilizarmos muitos dos problemas resultante do egoísmo, que cada vez mais escurece a vida em sociedade, o certo também é que o egoísta procura, de certa maneira, ser feliz, afinal é o que toda a gente procura, embora no egoísmo, possa haver a componente de pouco ou nada se importar com os outros para serem atingidos os seus fins.

O egoísmo tem exercido uma enorme influência nas ciências ditas sociais, como tem igualmente influenciado as pessoas, consideradas comuns. O pai que não dá a mesada ao filho, por recear que este esteja metido na droga, é apelidado de egoísta. Igualmente, aquele que é considerado altruísta, pode não passar de um egoísta disfarçado, podendo utilizar o fazer bem aos outros para atingir os seus interesses egoístas.

O egoísmo psicológico, dentro da teoria da motivação, refere que todos os nossos desejos últimos, segundo Elliott Sober, se referem a nós mesmos. Querendo isto dizer que, ao querermos bem ou mal aos outros, é só de forma instrumental. A preocupação que temos em relação aos outros, mais não é do que aquilo que projectamos em relação a nós mesmos. Isto é, queremos que os outros estejam bem, porque acreditamos que dessa forma, também estaremos bem. Assim, os chamados desejos últimos, tanto podem ser egoístas como altruístas.
Seja como for, o egoísta desenvolve problemáticas sociais e torna a vida em sociedade ainda mais difícil.
Deixemo-nos de teorias e de análises. Se não fosse esse egoísmo generalizado, certamente que o mundo estaria muito melhor, talvez até não se falasse em crise ou crises. A complexidade do ser humano levou-o a fixar determinada problemática que não o afecta sozinho, porque ninguém está só.

Como diz Arthur Schopenhauer. O egoísmo inspira tal horror, que inventamos a cortesia para o ocultarmos, mas ele atravessa todos véus e transparece em qualquer encontro.

A MINHA HOMENAGEM A CAMACHO COSTA


AO LONGO DA MINHA CARREIRA, TENHO CONHECIDO PESSOAS MUITO INTERESSANTES. RECORDO COM SAUDADE O HOMEM QUE ENCANTAVA O PAÍS COM O SEU HUMOR MUITO PRÓPRIO, CAMACHO COSTA, TENHO PRAZER EM TER SIDO SEU CONVIDADO NA SIC!
SÃOS PESSOAS COMO ELE QUE FICAM NOS NOSSOS CORAÇÕES E IMORTALIZADAS NOS CÉUS DA AMIZADE.