12/03/2013

PROF HERRERO 1 NO FOLY SANDRO EM ALAMNCIL

PROF.HERRERO NO FOLY SANDRO EM ALMANCIL...20 ANOS ATRÁS COM MANIPULAÇÃO DE ROLAS E SUSPENSÃO DE UM CANICHE...

38º JANTAR DOS 13 EM SILVES

A REVISTA "ALGARVE MAIS" DO ESCRITOR JOÃO PINA APOIA O JANTAR DOS 13...
*********************************************************
«38º Jantar dos 13» com Prof. Herrero
********************************

Realiza-se no «Restaurante Ponte Romana», em Silves, no próximo dia 13 de dezembro, o «38º Jantar dos 13», evento que já faz parte do calendário de animação, neste caso, de luta contra o medo, superstição, charlatanismo e bruxaria.
É um evento criado pelo Prof. Herrero e que já conta com algumas centenas de seguidores, quer no Algarve como no país e no estrangeiro.
Como tem sido habitual ao longo dos anos, os participantes comparecem vestidos de preto e sentam-se em mesas de 13 com os talheres cruzados, sal entornado, espelhos partidos e vários objetos e ainda com gatos pretos, iguanas gigantes, cobras, mochos, entre outros animais, interligados ao mundo da superstição, designadamente, a bruxaria e outras crenças nefastas.
O «Restaurante Ponte Romana», nessa noite, assume um ambiente macabro, mas igualmente de festa «negra» com os convivas a passarem por baixo de um escadote, deparando-se de seguida ao entrarem na sala com um morto no caixão. Estas e outras surpresas encenadas pelo Prof. Herrero para recriar uma envolvente que o imaginário das pessoas associa às casas assombradas, porque não vão faltar as velas acesas, grandes candelabros e outros adereços considerados pertença do mundo do oculto. Os participantes jantam com cheiro a incenso a pairar no restaurante e ainda terem de olhar para as muitas e enormes teias de aranha espalhadas um pouco por todo o tecto. Tudo isto a juntar-se aos sons de arrepiar, ora vindos de cânticos gregorianos ora das mais variadas situações e efeitos gravados nos arquetípicos do inconsciente coletivo, levam os convidados a entrarem num mundo onde se confrontam com os seus irracionais medos. Segundo, o Prof. Herrero, com quem a «Algarve Mais» conversou durante os preparativos do «38º Jantar dos 13», estes eventos realizam-se para demonstrar “que não somos dominados pelo medo daquilo que os supersticiosos receiam e isso, só é possível em situações com um ambiente como este, criado no «Jantar dos 13» para combater as crenças supersticiosas que ainda estão a mais nas vidas das pessoas”.
Quanto à ementa, sempre muito questionada nestes jantares e que alguns dos convidados têm dificuldade em aceitar, o Prof. Herrero é perentório, pelo facto de escolher uma gastronomia vinda do «Além», e confecionada pelo «Chefe Satanás», acrescentando: “Tudo é questionável na vida, quanto mais uma ementa em que os pratos a serem servidos vêm apresentados como sendo: «Pão Bolorento; Entradas de sapo; Sopa de cobra; Marisco do Mar do Negro; Carnes Variadas de Gato Preto e Morcego; Saladas mistas de lesmas com mau-olhado; Sobremesas do Cemitério; Café do 13º Inferno; Vinhos: Sangue de Drácula e Mistela de Morcego». “É óbvio que afugenta um pouco ou até muito as pessoas. Mas, os critérios deste jantar é isto mesmo. Chocar as pessoas, demonstrar que tudo não passa de uma ilusão e que tudo pode ser aquilo que nós quisermos”.
Quanto às expectativas deste jantar, o anfitrião, Prof. Herrero, adianta: “Já são 38 jantares, já passaram por este evento milhares de pessoas, os habituais bruxos, espíritas, religiosos e outras figuras que se interessam por estes temas, estão mais que elucidados, mais que desmitificados e sabem tão bem como eu, que tudo não passa de uma grande charlatice e como tal já não se querem expor e por vezes ao ridículo, mas esta ano estou a contar com a presença de vários e famosos”.
No final da conversa de uma forma informal, o Prof. Herrero, diz contar com a comunicação social. “Felizmente, já não se acredita muito em bruxas, quiçá por causa da minha luta, do que tenho escrito, dos programas de televisão onde tenho ido passar a minha palavra. Por tudo isso, estes jantares presentemente acabam por ser mais de convívio, com a participação de artistas e alguma música para dançar. Enfim, de desgraças está o povo farto e isto já nem com bruxas vai...”, finaliza o Prof. Herrero.