4/21/2009

DUAS ALMAS

TER DUAS ALMAS

Não é para arranjar qualquer confusão. Nada disso. Quem pode dizer que tem duas almas? Quem assim pode afirmar é quem, de verdade, tem um amigo. A amizade, é a parte mais nobre do ser humano, contudo, não se poderá dizer que tudo é assim linear. A sociedade, na qual estamos inseridos, rotula-nos pelas amizades que temos. Se somos amigos de um ladrão, somos tidos como tal, se entre as nossas amizades estão homossexuais, corremos também o risco de nos julgarem dessa forma e, estas coisas, estão tão enraizadas nas mentalidades do ser que raramente fugimos a estes preconceitos. Mas a amizade não pode escolher opções do ser e do estar, porque acontece entre pessoas, por vezes, completamente diferentes. Tudo se diz acerca da amizade e, certamente não terminará aqui. José Echegaray diz: não há amigo de amigo, não há familiares nem família, nem tão pouco irmãos, quando há ambição pelo meio. Esta análise, leva-nos a suspeitar que a ambição é inimiga da amizade. Outra vez os jogos de interesses, do dinheiro, do poder e de outros venenos que contribuem para apodrecer a realidade mais bela do ser. O amigo diz, convicto, fica, em vez de vai. Quando um assume ar de superioridade, a amizade perde-se, porque ela dura quando entre amigos existe a consciência de igualdade e não de seres superiores. Nunca se deverá ridicularizar a quem chamamos amigo. Não devemos esquecer que é mais fácil encontramos alguém que se apaixone por nós, do que um verdadeiro amigo, porque, como diz Jean de Bruyère, o amor nasce subitamente, por temperamento ou fraqueza, quando um traço de beleza nos desperta e nos prende. A amizade, pelo contrário, constrói-se pouco a pouco, com o tempo, na prática, por um longo convívio.

Contudo, da amizade, pode nascer um grande amor mas, ao contrário, é mais difícil. O amor transforma-se mais facilmente em ódio do que em amizade. Os amigos são, o que se pode dizer, escolhidos por nós, ao contrário da família que, podemos dizer foi fruto do acaso. Os amigos, quando deles precisamos, aparecem sem os chamarmos, como que recebessem por vias extra-sensoriais informações do cosmos. Dos falsos amigos nem é bom falarmos, razão que levou alguém a dizer que um falso amigo é pior do um inimigo. Penso que sim. Afinal de contas, ao consideramos alguém como verdadeiro amigo, não supomos que nos traia, ou que, nas nossas costas, tenha um comportamento de maldade. Em relação ao inimigo, já sabemos com o que podemos contar, pelo que não nos vai chocar…porque de inimigos tudo podemos esperar.

“ A amizade é uma associação formada entre as pessoas que professam mutuamente um carinho mais forte do que o resto dos homens.”-Barão de Holbach.

Às vezes dizemos a um amigo o que nunca diríamos a outras pessoas, até aquilo que ele não gostaria de ouvir mas, a forma como o fazemos é diferente e, também a maneira de entender é igualmente nobre, por saber que um amigo verdadeiro nunca diria coisas para o aborrecer ou para o deixar ficar mal.
Se nos zangamos e não perdoamos, então é porque a amizade não tinha a grande expressão que geralmente lhe atribuímos….
A amizade verdadeira, não pode ficar abalada por ofensas ingénuas ou superficiais e, como tal, temos também o direito de reconhecer o que perturba a outra parte, porque o estado de espírito nem sempre é o mesmo e, o nosso amigo pode não estar a passar por um momento muito agradável…
Seja como for, quem tem um amigo, tem duas almas e, certamente, ambas contribuem para o bem-estar de ambos.

CAMA DE PREGOS



NA MINHA VERTENTE DE FAQUIR, TENHO FEITO COISAS SURPREENDENTES (S/TRUQUE). ESTA IMAGEM MOSTRA COMO POSSO SUPORTAS A TÉ 500 KG EM CIMA DO MEU CORPO. ATRAVÉS DE AUTO-HIPNOSE. ENTRO NUM DOS ESTADOS PROFUNDOS DE HIPNOSE, DENOMINADO CATALÉPSIA. DESTA FORMA O MEU CORPO FICA BEM RÍGIDO, EVITANDO QUE OS PREGOS ENTREM NA MASSA MUSCULAR. ESTA TÉCNICA INSERE-SE TAMBÉM NAS POSSIBILIDADES DE YOGA (HATA-YOGA)