6/07/2009

MENTE

COISAS DA MENTE

Falar da mente, é falarmos de um mundo, ainda desconhecido. Através da mente, os pensamentos materializam-se, quer no bom ou no mau sentido. Nesse mundo, acontecem as mais complicadas funções, na maior parte das vezes, atribuídas ao que está fora, quando acontecem dentro do próprio indivíduo.

Pensar, todos os homens pensam, desde que estejam vivos, mas a qualidade dos pensamentos, tem a ver, essencialmente, com a educação. Mas, também é verdade, que acontecem coisas que o pensamento consciente não tem qualquer consciência do que se passa noutras áreas da mente, a que podemos chamar de zonas inconscientes. Essas áreas, são as menos entendidas, podendo provocar fenomenologias que muitos apelidam de sobrenaturais.

“Se os outros pudessem ouvir os nossos pensamentos, poucos de nós não seriam considerados loucos.” – Jacinto Benavente.

Apesar, da possibilidade de ler o pensamento, ser uma realidade científica, o certo é que seria catastrófico se, pudéssemos utilizar essa capacidade quando nos apetecesse. Sabermos o que os outros estão a pensar de nós, podia tornar-se na maior arma anti-social. Ainda bem que não desenvolvemos essa particularidade, mas aquilo que pensamos manifesta-se através de expressões, essencialmente físicas, podendo igualmente ser decifradas, através de um processo de leitura, não do pensamento, mas daquilo que os músculos, pele, e outros elementos, informam aos que conseguem decifrar esses códigos de leitura extra-sensorial...acontecendo essencialmente entre mãe e filha, ou entre quem tem uma grande afinidade. A esta possibilidade, chama-se, na linguagem paranormal, de hiperestesia indirecta….

O olhar da “alma” faz-nos reflectir; os mais estúpidos dizem que “pensavam” que sim e a inteligência, de pouco vale, a quem nada mais tem para se fazer valer.

“ Não há nada que esteja distribuído mais equitativamente do que a razão: todos estão convencidos de a terem em quantidade suficiente.”- René Descartes.

A mente, é a parte subjectiva do ser, reproduzindo as suas funções, conhecidas e desconhecidas, a partir do cérebro, o que tem motivado as mais díspares hipóteses e conjecturas. O certo, para não entrarmos em situações psicológicas, neurológicas e até filosóficas, para não falar também do pensamento mágico e religioso, a mente só funciona, desde que o cérebro esteja vivo, ou seja o próprio ser…

Para não penetrarmos demasiado nesse mundo, ainda oculto, das coisas mentais, a questão de sermos seres pensantes, faz de nós pequenos deuses mas depois de sucumbirmos a todas actividades cerebrais, nada somos, ou se somos, não passamos de pó, o que fere o orgulho do próprio homem, que tudo inventa para se tornar imortal…

Através do pensamento, podemos voar. Ter o que se deseja, sonhar e entrar no mundo das coisas belas, do ser e do não ser, no tudo e o nada daquilo que conseguimos imaginar. Termino, fazendo minhas, as palavras de Félix Lopo de Veiga: “ Com uma coisa me contento: Que mesmo que possam tirar-me a esperança, não me podem tirar o pensamento”.

Sem comentários: