7/02/2011

O SEU VALOR........


O SEU VALOR

“Uma coisa vale o que o comprador pagou por ela” (Syrus)

Já alguma vez pensou no seu próprio valor? Procure atribuir a si mesmo um determinado preço. Faça mais ou menos assim; em vez de se dividir em partes, considere a sua totalidade e dê-lhe um certo valor. Não lhe coloque valores demasiado altos, mas também não se ponha em saldos.
De acordo com o seu “preço certo” tomará consciência daquilo que lhe podem oferecer e, mesmo que a transacção não seja conseguida de imediato, os interessados acabarão por reparar que o seu valor está fixado. Aqueles que acharem que o preço está elevado, perguntar-se-ão que espécie de pessoa é, e o que na verdade o valoriza. Agora se não tiver essa noção, reduzir-se-á ao indivíduo barato, aquele que, cujo valor é pouco mais do que nada.
Veja que existe muito pouca gente interessada em algo sem valor. Até o pedinte repara na moeda que recebe e, se por vezes não a rejeita, é porque sabe que a sua condição não permite tal procedimento.
Ovídio, diz que não há caminho impossível para o valor.
De facto, você é aquilo que pensa que é e, se não se auto - valorizar, os outros também não vão dar grande coisa por si. Seja o seu próprio avaliador e procure fazer sempre um pouco mais por essa pessoa que é você.
Não me pergunte o que deve mudar. Isso é unipessoal. Cada indivíduo saberá como deve agir. Sim, agir! Ninguém operará qualquer mudança se não passar à acção. Contudo, vou dar-lhe algumas referências que podem ser ou não melhor para si:
1ª - Saia do vazio e ame a si mesmo.
Etienne de Senancour, refere que o vazio e a verdade opressiva estão no coração daquele que se procura a si mesmo: A ilusão arrebatadora não pode vir se não daquele que se ama.
Daquele que se ama. Reparou bem?
Melhore a sua imagem, independentemente das suas condições físicas. Desta forma, sentir-se-á melhor consigo próprio, ouvirá elogios e partirá para qualquer empreendimento com profunda segurança. Sentindo-se seguro, os outros também vão sentir essa vibração...
2ª - Não seja negativo.
Deixe de falar mal de si, da vida e dos outros. Se for um crítico negativo, receberá como troca uma impressão negativa. Os outros dirão: Se ele fala dos outros, desta maneira, também é possível que faça o mesmo em relação a nós. Como pode aperceber-se, esta não será a melhor maneira de o valorizarem. De igual modo, como é que quer que gostem de si, se você é o primeiro a achar que não presta? Será que alguém gosta de quem está sempre a falar mal da vida? Acha que pode ter progressos na estrada do positivo se a sua conduta não mais é do que cruzamentos perigosos?
3ª - Escolha as palavras.
Pitágoras, considera que as palavras são os suspiros da alma.
Bem, na minha opinião, as palavras nem sempre espelham o que vai na alma. Os gestos, o olhar e as outras formas de expressão, mais subjectivas, indicam mais correctamente os tais suspiros da alma.
Apesar de toda esta consideração, as palavras continuam a ser a melhor forma de comunicarmos com os outros, razão pela qual, devemos dar uma grande atenção às coisas ditas. O melhor ainda é procurar mudanças dentro dos pensamentos. Pensamentos diferentes e conhecimentos diferentes, fazem surgir palavras igualmente diferentes...
Seguindo este percurso, saberá certamente alcançar outros meios de se valorizar. Esforce-se por ter mais saúde, mais conhecimentos, melhorando desta maneira a subida na escada profissional. Igualmente aproxime-se cautelosamente dos que já são considerados com valor. A melhor maneira é explorar algo que os outros possam admirar. Se puder e, com certeza que pode, procure ser considerada uma pessoa diferente. Prima por alguma diferença. Perceba que o mundo está cheio de gente semelhante. O sempre igual ou parecido provoca monotonia e esta produz cansaço, sonolência e algum esgotamento.
Agora que está pronto para fixar o seu valor, procure mantê-lo.
Embeleze a sua alma e verá que ela se reflecte no seu corpo, na sua conduta, nas suas relações e no seu viver. Olhe para o seu rosto e pense como Marcel Jouhandeau que considera ser o rosto o verdadeiro brasão de cada um...
Para a semana vamos discutir a felicidade. Será que Goethe tem razão quando diz, que feliz é apenas aquele que ama ou Oscar Wilde quando afirma que um homem pode viver feliz com qualquer mulher – desde que não a ame. Aceito sugestões!

Prof_herrero@hotmail.com

Sem comentários: